A crise energética é real. Precisamos de soluções sustentáveis como a Energia Solar, que ajudem a poupar dinheiro e a proteger o nosso planeta ao mesmo tempo. Devido aos diversos impactos que nosso planeta está sofrendo com o aumento do efeito estufa, dados revelam que em 2020 houve um aumento de 9,5% das emissões destes gases no Brasil, por isso o entendimento de nossas fontes de energias é de grande relevância. Diante disso, devemos buscar a eficiência energética de nossa residência ou empreendimento.
A Energia Solar Fotovoltaica além de ser uma fonte de energia elétrica que traz economia para o nosso bolso, ela também contribui para um planeta mais sustentável, reduzindo a poluição por fontes contaminadoras como o carvão. Além de diminuir a emissão de gases e desmatamentos, trazendo um aumento do uso consciente de recursos naturais, os geradores fotovoltaicos das casas ou comércios podem se tornar independentes energeticamente, gerando energia elétrica de maneira limpa. Segundo dados da ANEEL/ABSOLAR 2022 cerca de 7,8% da matriz energética do Brasil é representada pela energia solar, isso é equivalente a 15.852 GW operacionais. Quando comparamos a energia fotovoltaica com as outras fontes de energia, vemos o quanto esta tecnologia pode evoluir.
A Geração de Energia Distribuída traz a redução de até 95% da conta de energia elétrica, o que acaba trazendo um retorno de investimento médio de 5 anos, tempo que pode diminuir com o aumento da inflação energética. O mercado imobiliário é impactado com a valorização de imóveis com energia solar fotovoltaica, pois seus potenciais compradores estarão isentos do pagamento de energia elétrica, fator que traz comodidade e liberdade energética para os compradores.
Estudos confirmam que o Sol irá existir por pelo menos mais 6 bilhões de anos, sendo classificada como uma fonte de energia inesgotável. Comparando com as outras fontes de energia elétrica o crescimento na energia solar é exponencial. Energia Solar Fotovoltaica é o futuro da matriz energética mundial.