Energia solar residencial: como instalar, custos e alternativas!
Nos últimos anos, temos buscado formas de economizar na com energia elétrica, que sempre está aumentando. Uma das soluções mais procuradas, é a energia solar.
Milhares de casas no Brasil já possuem sua própria geração de energia. Mas, apesar da popularidade, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a energia solar residencial.
Para entender um pouco mais sobre energia solar residencial, nesse post explicaremos um pouco sobre essa possibilidade de investimento.
O que é preciso para gerar energia solar residencial?
Para entender se você pode gerar sua própria energia em casa, você precisa ter um conhecimento maior em requisitos técnicos.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o órgão responsável pela criação, manutenção e aplicação das regras do setor elétrico, em 2012 determinou a Resolução Normativa 482, com regras específicas para micro e minigeração de energia. Com isso, qualquer pessoa física ou jurídica passou a poder instalar um micro ou minigerador para a realização da produção de energia de consumo próprio. As regras definem que microgeradores poderão ter até 75 kilowatts (kW) de potência, já os minigeradores poderão ter até 5 megawatts (MW).
os nas residências são de microgeração, pois o consumo residencial necessita de uma demanda de energia menor.
Como funciona o sistema fotovoltaico?
Os sistemas utilizados para a captação de energia solar nas residências são criados com placas solares fotovoltaicas, que são os componentes mais importantes da instalação.
As placas geralmente ficam nos telhados das casas, com diversas células solares fotovoltaicas, que transformam a luz do sol em energia.
Os painéis solares podem variar de tamanho de acordo com a necessidade de cada residência, variando pelo tamanho da residência.
Outra parte importante, é o inversor interativo, que recebe a energia gerada pelo painel. A conversão é feita pelo inversor interativo, formata a energia no padrão elétrico, da maneira como estamos acostumados a usá-la. O inversor também será responsável por enviar a energia que não é consumida para a rede elétrica e por puxar a dela quando o sistema não estiver produzindo o suficiente, como acontece a noite.
Vantagem de instalar energia solar residencial
Após entender como funciona o sistema, vamos citar motivos fundamentais para te convencer a investir nsse sistema limpo e sustentável.
O principal impacto sentidos pelas pessoas que adotam a energia solar é a economia na conta de luz, que será mais de 90% do valor. Além disso, os painéis solares duram em média 25 anos e necessitam de pouca manutenção ao longo dos anos.
Por mais que haja um custo inicial com a instalação, o tempo que esse sistema vai durar compensa os seus custos iniciais.
Saiba se é viável instalar na sua residência
A melhor forma de entender como planejar e instalar uma solução de energia solar em sua residência, é com uma avaliação técnica.
É a partir daí que se entende a estratégia para viabilizar o sistema fotovoltaico. Para isso, são analisados:
incidência de luz do sol,
melhor local para a instalação do sistema,
análise dos custos do projeto;
Solução baseada nas suas necessidades,
exigências técnicas, de normas e legislativas.
Isso é que vai garantir o retorno do seu investimento ao longo do tempo.
Após ler esse post, você já sabe mais sobre a instalação de um sistema de energia solar residencial, acesse nosso site e fale com nossa equipe de atendimento para saber os custos da instalação na sua casa!