No Brasil, as fontes de energia mais usadas são as renováveis. Atualmente, a maior base da nossa matriz energética está sendo a hidrelétrica, com foco em 64,9% da energia consumida no Brasil.
Além da hidrelétrica, a matriz energética do Brasil também é didvida em: gás natural (9,3%), eólica (8,6%), biomassa (8,4%), carvão e derivados (3,3%), nuclear (2,5%), derivados de petróleo (2,0%), solar (1,0%).
O país tem grande potencial de produção de energia renovável por conta do clima, agricultura e distribuição hídrica. Nos últimos anos, a energia solar e a eólica cresceram, especialmente no Sudeste. Deixando a matriz energética brasileira cada vez mais limpa.
Estima-se que em 2050, cerca de 32% da energia nacional viria do sol, enquanto a hidrelétrica cairia para 30% e a eólica, por sua vez, subiria para 14,2%.
Para os próximos anos, o governo estima que será necessário incrementar a matriz energética em 6 giga watts por ano. Sendo que, boa parte desse número irá vir da Energia Solar. Além de que o Brasil tem uma boa incidência solar de Norte a Sul, facilitando a geração de energia elétrica.