O sistema de energia solar é uma das melhores opções do mercado para produção de energia limpa e sustentável, além da redução considerável na conta de energia. A criação de usinas solares vem crescendo exponencialmente, sendo uma grande solução à atual crise energética.
Dentro do sistema fotovoltaico, os componentes mais importantes são as placas solares. Nesse post, vamos falar sobre 3 tipos de placas e suas características.
Placas de silício monocristalino
As placas solares feitas em silício monocristalino, possuem grande eficiência na produção de energia, assim as usinas fotovoltaicas que utilizam esse material, necessitam de uma quantidade menor de placas solares. Esse material também tem a capacidade de gerar mais energia em dias com menor incidência de luz. Além dessas vanagens citadas anteriormente, a placa de silício monocristalino pode durar aproximadamente 30 anos, o que garante a vida útil do projeto para obter grande retorno do seu investimento.
As vantagens da placa de silício monocristalino são a sua alta eficiência comparada com outras placas comerciais, principalmente em locais com baixa incidência de luz solar, vida útil de aproximadamente 30 anos e elas ocupam menos espaço, sendo uma ótima solução para residências e locais pequenos.
A principal desvantagem desse tipo de projeto, é o alto custo das placas de silício monocristalino. Mas esse alto custo será compensado com uma ótima qualidade e desempenho.
Placas de silício policristalino
Outro tipo de placa solar, são as placas de silício policristalino. Diferente das placas de silício monocristalino, essas placas têm menor eficiência em relação às placas citadas anteriormente. Esse tipo de placa é bastante eficiente, a diferença é apenas uma pequena redução de eficiência comparado com as placas de silício monocristalino, mas não será uma diferença significativa.
A grande vantagem desse tipo de placa, é o preço reduzido em comparação às placas monocristalinas e com a mesma durabilidade, em média 30 anos.
A desvantagem desse tipo de projeto é a necessidade de um espaço maior para instalação do sistema e maior constato com a luz.
Placas de filme fino
As placas de filme fino são criadas a partir de camadas de filme fotovoltaico posicionadas sobre um substrato, as placas de filme fino é também composta por outros materiais que vão influenciar, diretamente, na eficiência da solução.
As placas de filme fino podem até mesmo alcançar a mesma eficiência da placa de silício policristalino.
A vantagem desse tipo de projeto, é que entre os tipos de placa solar, essa se destaca por ter uma produção em massa simplificada e com boa capacidade energética.
A desvantagem das placas de filme fino é o espaço exigido para a instalação de um sistema fotovoltaico nessas condições. O que inviabiliza, muitas vezes, a sua utilização em projetos residenciais, por exemplo.
Como explicamos resumidamente acima, as placas solares integram um sistema complexo de energia fotovoltaica, com vários outros componentes.
Quer saber mais detalhes sobre a melhor opção de investimento em energia fotovoltaica? Acesse nosso site ou entre em contato com nossa equipe de atendimento!